quinta-feira, 15 de junho de 2017

Biblioteca D. Manuel Vieira Pinto 4

Para uma informação mais cabal, e enquanto me não chega a Declaração Política do MDM (que me está prometida) é de toda a justiça e conveniência que se publique a opinião do Partido Humanitário de Moçambique - PAHUMO - notável pela nobreza e a coerência da sua atitude, distinguindo bem a envergadura do homenageando das tricas políticas.

Abaixo insiro os 2 textos que me foram fornecidos pela sua representante na Assembleia Municipal, Filomena Muturopa.




Fundamentação da Proposta de Nome da Biblioteca Municipal Dom Manuel Vieira Pinto 

Lida atenciosamente a fundamentação da proposta de nome da biblioteca Municipal Dom Manuel Vieira Pinto, do seu historial durante os 34 anos como filho Moçambicano e de Deus, e que abraçou e ajudou na luta pacifica contra o regime colonial em defesa da autodeterminação do Povo Moçambicano . 

. Pela iniciativa trazida no pensar para o reconhecimento do nome Dom Manuel Vieira Pinto, é lógico para a Bancada PAHUMO, porque vem num momento exacto da reflexão que a Igreja Católica procurou e procura em busca da dignidade do homem que cada dia está se perdendo o seu valor. E ai aparece o Pahumo como solução de resgatar a dignidade do homem.

Nampula ao 4 de Abril de 2017


DECLARAÇÃO DO VOTO
A Bancada do PAHUMO considera justo que o município de Nampula procura dar visibilidade à figura deste grande Nampulense de etnia maioritária do Povo moçambicano em especial a província de Nampula, de adoção e coração em Cristo.
De facto é de nosso conhecimento e sabedoria que em Cristo o Dom Manuel Vieira foi um homem que:
- Apoiou na luta pacífica travada contra o regime colonial em defesa da libertação do povo moçambicano;
- Os esforços empenhados por ele após a independência para busca de caminhos de algo para o fim da guerra civil;
- O empenho de Dom Manuel Vieira para a extensão do Ensino Superior para zona Norte do Pais, o que culminou cor a instalação da Universidade Católica em Nampula em que era uma pedra no sapato, mesmo com outras Universidades UP mesmo após a independência era difícil a sua Instalação. Por isso, Voto Favorável.

Nampula ao 5 de Abril de 2017