SÍNODO DOS BISPOS - RELATÓRIO COMPLETO (PRIMEIRA TRADUÇÃO, A CORRIGIR)

Synod14 - "Relatio Synodi" da Terceira Assembléia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos: "Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização" (5 a 19 de outubro de 2014), 


ÍNDICE

introdução 

parte I 
Ouvindo: contexto e desafios sobre a família 


O contexto sócio-cultural 
A relevância da vida emocional 
O desafio para a pastoral 

parte II 
O olhar de Cristo: O Evangelho da família 

O olhar em Jesus e da pedagogia divina na história da salvação 
A família no plano salvífico de Deus 
A Família nos Documentos da Igreja 
A indissolubilidade do matrimônio e da alegria de viver juntos 
A verdade ea beleza da família e da compaixão para com as famílias feridas e frágil 

parte III 
Comparação: perspectivas pastorais 

Anunciar o Evangelho da família, hoje, em vários contextos 
Conduzindo os envolvidos no processo de preparação para o casamento 
Acompanhe os primeiros anos da vida de casado 
O cuidado pastoral das pessoas que vivem no casamento civil ou coabitação 
Cuidar de famílias feridas (separados, divorciados e não voltou a casar, divorciados novamente casados , famílias monoparentais) 
O cuidado pastoral das pessoas com orientação homossexual 
A transmissão da vida eo desafio de nascimentos 
O desafio da educação e do papel da família na evangelização 

  conclusão 




introdução 

1 O Sínodo dos Bispos reunidos em torno do Papa dirigiu seus pensamentos a todas as famílias do mundo, com suas alegrias, suas dificuldades, suas esperanças. Em particular sente a necessidade de agradecer a Deus pela fidelidade generosa com que tantas famílias cristãs responder à sua vocação e missão. Eles fazem isso com alegria e fé, mesmo quando o caminho da família coloca na frente de obstáculos, incompreensões e sofrimentos. Essas famílias devem ser apreço, gratidão e encorajamento de toda a Igreja e deste Sínodo. Na vigília de oração celebrada na Praça de sábado de São Pedro, 4 de outubro de 2014, em preparação para o Sínodo sobre a Família Papa Francesco evocado de forma simples e concreta a centralidade da família na vida de todos, falando assim: "Tudo se resume agora a noite em nossa assembléia . É o momento em que você de bom grado voltar para casa para encontrar-se na mesma mesa, na espessura das afeições, o bem feito e recebido, reuniões que aquecem o coração e fazê-lo crescer, bom vinho prevê que, nos dias de homem festa sem pôr do sol. É também o mais pesado para aqueles que agora se vê cara a cara com sua própria solidão, amargo no crepúsculo de sonhos e projetos quebrados: quantas pessoas arrastar os dias no beco sem saída de demissão, abandono, se não o ressentimento; em quantas casas falhou o vinho da alegria e, portanto, o sabor - a mesma sabedoria - de vida [...] de um e outro hoje à noite nós fazer a nossa voz com a oração, uma oração para todos ". 

Lap 2 das alegrias e provações da afectos e relacionamentos profundos, por vezes, as feridas, a família é realmente "escola de humanidade" (cf. Gaudium et Spes, 52), que se faz sentir fortemente a necessidade. Apesar dos muitos sinais da crise da instituição familiar nos diferentes contextos da "aldeia global", o desejo da família permanece vivo, especialmente entre os jovens, e motiva a Igreja, perita em humanidade e fiel à sua missão, a proclamar incessantemente e em plena convicção o "Evangelho da família" que foi confiada a revelação de Deus em Jesus Cristo e constantemente ensinada pelos Padres, os mestres da espiritualidade e do Magistério da Igreja. A família tem, para a Igreja e de especial importância num momento em que todos os crentes são convidados a sair de si mesmo é necessário que a família reencontrar assunto como essencial para a evangelização. Os nossos pensamentos vão para o testemunho missionário de tantas famílias. 

3 Na realidade da família, decisivo e precioso, o Bispo de Roma tem chamado a refletir o Sínodo dos Bispos, em sua Assembléia Geral Extraordinária, em outubro de 2014, em seguida, para aprofundar a reflexão Assembleia Geral Ordinária, que será realizada em outubro 2015 bem como todo o ano que decorre entre os dois eventos sinodais. "Sim, o arranjo em unum em torno do Bispo de Roma é um evento de graça, em que a Colegialidade episcopal manifesta-se em um caminho de discernimento espiritual e pastoral" Assim Pope Francis, descreveu a experiência do Sínodo, indicando as suas obrigações na dupla escuta sinais de Deus e da história humana e na lealdade dupla e única que se segue. 

4 À luz do mesmo discurso, reunimos os resultados das nossas reflexões e nossos diálogos em três partes: escutar, de olhar para a realidade da família de hoje, na complexidade de suas luzes e suas sombras; o olhar fixo em Cristo, para repensar, com renovada frescura e entusiasmo como a revelação transmitida na fé da Igreja, nos fala sobre a beleza, o papel ea dignidade da família; comparação à luz do Senhor Jesus para discernir as formas em que para renovar a Igreja ea sociedade no seu compromisso com a família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher. 


PRIMEIRA PARTE 

Ouvindo: contexto e desafios sobre a família 

O contexto sócio-cultural 

5 Fiel ao ensinamento de Cristo olharmos para a realidade da família de hoje em toda a sua complexidade, nas suas luzes e suas sombras. Pense nos pais, avós, irmãos e irmãs, parentes próximos e distantes, bem como o vínculo entre duas famílias que tece cada casamento. A mudança na influência antropológico-cultural de hoje todos os aspectos da vida e requer uma abordagem analítica e diversificada. Deve-se ressaltar, antes de todos os aspectos positivos: a maior liberdade de expressão e de um melhor reconhecimento dos direitos das mulheres e crianças, pelo menos em algumas regiões. Mas, por outro lado, devemos também considerar o crescente perigo representado por um individualismo exagerado que perverte os laços familiares e, eventualmente, considerar todos os membros da família como uma ilha, fazendo prevalecer, em alguns casos, a idéia de um sujeito que é construído de acordo com os seus desejos tomados como um absoluto. Somado a isso, também é a crise de fé que tem afetado muitos católicos e que é muitas vezes na raiz da crise do matrimónio e da família. 

6 Um dos maiores pobreza da cultura contemporânea é a solidão, o resultado da ausência de Deus na vida das pessoas e da fragilidade dos relacionamentos. Há também um sentimento geral de impotência diante da realidade sócio-econômica que muitas vezes acaba esmagando famílias. Então, é a insegurança crescente pobreza e trabalho que, por vezes, é vivido como um pesadelo, ou por causa de um imposto muito pesado que certamente não incentivar os jovens para o casamento. Famílias muitas vezes se sentem abandonados pela negligência e falta de atenção por parte das instituições. As consequências negativas do ponto de vista da organização social são óbvias: a crise demográfica às dificuldades educativas, fadiga em acolher a nova vida all'avvertire a presença do idoso como um fardo, para a propagação de um desconforto emocional que às vezes vem violência. É da responsabilidade do Estado para criar as condições estabelecidas por lei e trabalhando para garantir o futuro dos jovens e ajudá-los a realizar o seu projeto de fundar uma família. 

7 Há contextos culturais e religiosos que colocam desafios particulares. Em algumas sociedades ainda mantêm a prática da poligamia, e em alguns contextos o costume tradicional de "matrimônio por etapas." Em outros contextos continua a ser a prática dos casamentos arranjados. Em países onde a presença da Igreja católica é uma minoria muitos casamentos mistos e de disparidade de culto, com todas as dificuldades que implicam no que diz respeito à forma jurídica, o batismo ea educação dos filhos e do respeito mútuo, do ponto de vista da diversidade de fé. Nestes casamentos, pode haver um perigo do relativismo ou indiferença, mas também pode ser a oportunidade de fomentar o espírito de diálogo ecumênico e inter-religioso em uma coexistência harmoniosa das comunidades que vivem no mesmo lugar. Em muitos contextos, e não apenas os ocidentais, está se espalhando amplamente a prática da coabitação antes do casamento ou mesmo a convivência não é orientada a tomar a forma de um constrangimento institucional. Além disso, há muitas vezes uma legislação civil que mina o casamento ea família. Por causa da secularização em muitas partes do mundo, a referência a Deus é muito reduzido ea fé não é mais socialmente compartilhada. 

8 Há muitas crianças que nascem fora do casamento, especialmente em alguns países, e muitos que depois crescem com apenas um dos pais ou em uma família extensa ou reconstituído. O número de divórcios está a aumentar e não é incomum para as escolhas ditadas unicamente por fatores econômicos. As crianças são muitas vezes objecto de disputa entre os pais e as crianças são as verdadeiras vítimas de dificuldades familiares. Os pais são muitas vezes ausente, não só por razões econômicas, onde em vez sentimos a necessidade de que eles assumem mais claramente a responsabilidade para as crianças e para a família. A dignidade da mulher ainda precisa ser defendida e promovida. Hoje, de fato, em muitos contextos, ser mulher é objecto de discriminação e também o dom da maternidade é muitas vezes penalizada ao invés de ser apresentado como um valor. Não deve ser esquecido mesmo os crescentes casos de violência de que são vítimas as mulheres, infelizmente, às vezes até mesmo dentro das famílias e da mutilação genital grave e generalizada de mulheres em algumas culturas. Exploração sexual de crianças é também uma das sociedade mais ultrajante e perversa de hoje o. Mesmo as empresas cruzados pela violência devido a guerra, o terrorismo ou a presença de crime organizado, que vêem situações familiares deterioratee principalmente nas grandes cidades e seus subúrbios cresceu o chamado fenômeno das crianças de rua. As migrações também são outro sinal dos tempos de lidar e entender toda a carga de um impacto sobre a vida familiar. 

A relevância da vida emocional 

9 Tendo em vista o quadro social definida é encontrado em muitas partes do mundo, no indivíduo uma maior necessidade de cuidar de sua própria pessoa, conhecer intimamente, viver melhor em sintonia com as suas emoções e sentimentos, para buscar relações emocionais de qualidade; uma aspiração tal só poderia abrir o desejo de se envolver na construção de relações de reciprocidade e de presente criativo, capacitando e de suporte como os membros da família. O perigo individualista eo risco de viver em egoísta chave são relevantes. O desafio para a Igreja é ajudar casais no amadurecimento da dimensão emocional e desenvolvimento emocional, através da promoção do diálogo, da virtude e confiança no amor misericordioso de Deus. Necessário empenho total no matrimónio cristão pode ser um forte antídoto para a tentação do individualismo egoísta. 

10 No mundo de hoje não há falta tendências culturais que parecem impor uma afeição sem limites que você quiser explorar todos os lados, mesmo os mais complexos. Na verdade, a questão da fragilidade emocional é muito oportuna: afetividade narcísica, instável e mutável que nem sempre ajuda as partes a chegar a uma maior maturidade. Preocupado com uma certa difusão da pornografia e da comercialização do corpo, também favorecido por um uso distorcido da Internet e deve ser denunciada a situação daquelas pessoas que são forçadas a praticar a prostituição. Neste contexto, os casais são por vezes incerto, hesitante e estão lutando para encontrar formas de crescer. Muitos são aqueles que tendem a permanecer nas primeiras fases da vida emocional e sexual. A crise do par desestabiliza a família e pode passar por separação e divórcio a ter graves consequências para adultos, crianças e sociedade, enfraquecendo individuais e sociais dos laços. O declínio da população, devido a mentalidade e as políticas anti-natalidade promovido pela saúde reprodutiva do mundo, não só leva a uma situação em que a alternância de gerações não é garantida, mas é susceptível de conduzir ao longo do tempo a um empobrecimento econômico e uma perda de esperança para o futuro. O desenvolvimento da biotecnologia também teve um forte impacto na taxa de natalidade. 

O desafio para a pastoral 

11 Neste contexto, a Igreja sente a necessidade de dizer a palavra da verdade e da esperança. Ele deve começar a partir da crença de que o homem vem de Deus e que, portanto, uma reflexão capaz de reviver as grandes questões sobre o significado de ser humano, pode encontrar terreno fértil nos anseios mais profundos da humanidade. Os grandes valores do matrimônio e da família cristã está visitando a existência humana, mesmo em uma época marcada pelo individualismo e hedonismo. Deve acolher as pessoas com a sua existência concreta, aprender a apoiar a investigação, incentivar o desejo de Deus e um desejo de se sentir totalmente parte da Igreja, mesmo em pessoas que tenham sofrido falência ou seja, nas mais diversas situações. A mensagem cristã tem sempre em si a realidade ea dinâmica da misericórdia e da verdade, que convergem em Cristo. 


PARTE II 

O olhar de Cristo: O Evangelho da família 

O olhar em Jesus e da pedagogia divina na história da salvação 

12 A fim de "vá para a etapa no chão de desafios contemporâneos, a condição decisiva é manter nossos olhos fixos em Jesus Cristo, fazendo uma pausa na contemplação e adoração do seu rosto [...]. Na verdade, cada vez que voltar para a origem dos cristãos novos caminhos abertos e possibilidades inimagináveis "(Papa Francisco, sermão de 04 de outubro de 2014). Jesus olhou para as mulheres e homens que se encontraram com amor e ternura, que acompanham os seus passos com a verdade, paciência e misericórdia, ao anunciar as exigências do Reino de Deus.

13 Dado que a ordem da criação é determinada pela orientação a Cristo, devemos distinguir sem separar os diferentes graus pelo qual Deus se comunica com a humanidade a graça da aliança. Por causa da pedagogia divina, de acordo com a ordem da criação evolui para a de redenção por meio de estágios sucessivos, precisamos compreender a novidade do casamento sacramento cristão em continuidade com o casamento natural das origens. Então, aqui, significa o caminho da ação salvífica de Deus, tanto na criação como na vida cristã. Na criação, porque todas as coisas foram feitas por meio de Cristo e diante dos olhos Dele (cf. Col 1,16), os cristãos são "o prazer de descobrir e pronto para respeitar essas sementes do Verbo que se encontram escondido; deixá-los olhar para a profunda transformação que ocorre no meio dos povos "(Ad gentes, 11). Na vida cristã: como no batismo o crente é inserido na Igreja através da Igreja doméstica que é a família, ele embarca no "processo dinâmico, que avança gradualmente com a progressiva integração dos dons de Deus" (Familiaris consortio, 11) pela contínua conversão ao amor que nos salva do pecado e dá plenitude de vida. 

14 O próprio Jesus, referindo-se ao desenho do casal humano primordial, reafirma a união indissolúvel entre um homem e uma mulher, ao dizer que "por causa da dureza do vosso coração, Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres, mas desde o início, não era assim "(Mt 19,8). A indissolubilidade do matrimônio ("O que Deus uniu, não o separe o homem" Mt 19,6), não deve ser entendido como "jugo" imposta aos homens, mas como um "presente" dado a pessoas nos Estados casamento. Desta forma, Jesus mostra como a condescendência divina sempre acompanham a jornada humana, curar e transformar os corações endurecidos com a sua graça, orientando-a para o seu início, através do caminho da cruz. É evidente a partir dos Evangelhos que o exemplo de Jesus é paradigmático para a igreja. De fato, Jesus tomou uma família, começou a sinais na festa de casamento em Caná, anunciou a mensagem sobre o significado do casamento como a plenitude da revelação de que recupera o plano original de Deus (Mt 19,3). Mas, ao mesmo tempo, colocar em prática o que foi ensinado manifestando assim o verdadeiro significado da misericórdia. Isso aparece claramente nas reuniões com a mulher samaritana (Jo 4,1-30) e com a mulher adúltera (cf. Jo 8,1-11), em que Jesus, com uma atitude de amor para com o pecador, leva ao arrependimento e à conversão ("Vá", e não peques mais "), uma condição para o perdão. 

A família no plano salvífico de Deus 

15 As palavras de vida eterna que Jesus deu aos seus discípulos incluía o ensino sobre o matrimônio ea família. Este ensinamento de Jesus nos permite distinguir três etapas básicas para o plano de Deus sobre o matrimónio ea família. Em primeiro lugar, há a família de origem, quando Deus, o Criador instituiu o casamento entre primordial Adão e Eva, como a base sólida da família. Deus não só criou o ser humano homem e mulher (Gn 1:27), mas ele também abençoado porque eram fecundos e multiplicai (Gn 1:28). Por esta razão, "o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher e serão os dois uma só carne" (Gn 2:24). Esta união foi corrompida pelo pecado e tornou-se a forma histórica de casamento no povo de Deus, que Moisés deu a oportunidade de emitir um certificado de divórcio (cf. Dt 24, 1 ss.) Esta forma foi predominante na época de Jesus. Seu advento, ea reconciliação do mundo caiu pela redenção realizada por Cristo, terminou a era inaugurada por Moisés.

16 Jesus, que nos reconciliou consigo mesmo todas as coisas, relatou o matrimónio e da família à sua forma original (cf. Mc 10,1-12). A família eo casamento foram redimidos por Cristo (cf. Ef 5,21-32), restaurado à imagem da Santíssima Trindade, o mistério de onde emana todo o amor verdadeiro. A aliança matrimonial, inaugurada em criação e revelou na história da salvação, recebendo a revelação plena de seu significado em Cristo e na sua Igreja. Por Cristo, através da Igreja, o matrimónio ea família receber a graça necessária para testemunhar o amor de Deus e viver a vida de comunhão. O Evangelho da família através da história do mundo desde a criação do homem à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1, 26-27), até a conclusão do mistério da Aliança em Cristo no fim dos tempos com o casamento de 'Cordeiro (cf. Ap 19,9, João Paulo II, Catequese sobre o amor humano). 

A Família nos Documentos da Igreja 

17 "Ao longo dos séculos, a Igreja não perdeu seu ensinamento constante sobre o matrimónio ea família. Uma das maiores expressões dessa Magistério foi proposto pelo Concílio Vaticano II, na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, que dedica um capítulo inteiro para a promoção da dignidade do matrimónio e da família (cf. Gaudium et Spes, 47-52). Ele definiu o casamento como uma comunidade de vida e de amor (cf. Gaudium et Spes, 48), colocando o amor no centro da família, mostrando, ao mesmo tempo, a verdade deste amor na frente de várias formas de reducionismo na cultura contemporânea. O "verdadeiro amor entre marido e mulher" (Gaudium et Spes, 49) implica a mútua doação, inclusão e integração da dimensão de género e da afetividade, correspondente ao plano divino (cf. Gaudium et Spes, 48-49). Além disso, a Gaudium et Spes 48 enfatiza o enraizamento em Cristo dos cônjuges é Cristo, o Senhor "está agora ao encontro dos esposos cristãos no sacramento do matrimônio", e com seus restos mortais. Na encarnação, Ele toma sobre o amor humano, purifica-a, leva-a à, e dá a noiva eo noivo, com o seu Espírito, a capacidade de vivê-la, que permeia toda a sua vida de fé, esperança e caridade. Desta forma, a noiva eo noivo estão tão consagrada e, por meio de sua graça, edificar o Corpo de Cristo e são uma Igreja doméstica (cf. Lumen Gentium, 11), para que a Igreja, a fim de compreender plenamente o seu mistério, olhe para a família cristã , que se manifesta de uma forma genuína "(documento de trabalho 4). 

18 "Na esteira do Concílio Vaticano II, o Magistério pontifício aprofundou a doutrina sobre o matrimónio ea família. Em particular, Paulo VI, Encíclica Humanae Vitae com, destacou a estreita ligação entre o amor conjugal e da geração da vida. São João Paulo II dedicou atenção especial à família através de sua catequese sobre o amor humano, a Carta às Famílias (Gratissimam Sane) e, especialmente, com a Exortação Apostólica Familiaris Consortio. Nestes documentos, o Papa chamou a família "o caminho da Igreja"; ofereceu uma visão geral da vocação ao amor do homem e da mulher; propôs as diretrizes fundamentais para o cuidado pastoral da família e para a presença da família na sociedade. Em particular, o tratamento da caridade conjugal (cf. Familiaris consortio, 13), descreveu a forma pela qual os cônjuges, em seu amor mútuo, receber o dom do Espírito de Cristo e viver a sua vocação à santidade "(documento de trabalho, 5 ). 

19 "Bento XVI, Encíclica Deus Caritas Est, ele voltou ao tema da verdade do amor entre homem e mulher, que acende-se totalmente apenas à luz do amor de Cristo crucificado (cf. Deus caritas est, 2) . Ele salienta, tais como: "O matrimónio baseado num amor exclusivo e definitivo torna-se o ícone do relacionamento de Deus com o seu povo e vice-versa: maneira de Deus amar torna-se a medida do amor humano" (Deus Caritas Est, 11) . Além disso, na Encíclica Caritas in Veritate, destacando a importância do amor como um princípio de vida em sociedade (cf. Caritas in veritate, 44), o lugar onde você aprende a experiência do bem comum "(documento de trabalho 6) . 

20 "Papa Francesco, na Encíclica Fidei Lumen abordar a relação entre família e fé, escreve:" O encontro com Cristo, e deixar-se guiar pelo seu amor alarga o horizonte da existência, dá esperança sólido, que não decepciona. fé não é um abrigo para pessoas sem coragem, mas a expansão da vida., revela um grande apelo, a vocação ao amor, e assegura que este amor é fiável, que vale a pena se render para ele, porque seu fundamento é na fidelidade de Deus, mais forte do que toda a nossa fraqueza "(Lumen Fidei, 53)" (Documento de Trabalho 7). 

A indissolubilidade do matrimônio e da alegria de viver juntos 

21 O dom da incorporação mútua do matrimônio sacramental está enraizada na graça do batismo, que estabelece a aliança básica de toda pessoa de Cristo na Igreja. Na aceitação mútua e com a graça de Cristo a promessa empenhada total de presente, lealdade e abertura à vida, eles reconhecem como elementos constitutivos dos presentes de casamento que Deus lhes dá, levando a sério o seu compromisso mútuo, em seu nome e em frente Igreja. Agora, na fé, você pode tirar os bens do casamento como os melhores compromissos sustentáveis através da ajuda da graça do sacramento. Deus consagra o amor dos esposos e confirma a sua indissolubilidade, oferecendo a sua ajuda para viver com fidelidade, a integração e abertura mútua para a vida. Portanto, o olhar da Igreja volta-se para os cônjuges como o coração de toda a família, que também dirige o olhar para Jesus. 

22 Na mesma perspectiva, tornando o nosso ensinamento do Apóstolo que toda a criação foi concebida em Cristo e por Ele (cf. Col 1,16), o Concílio Vaticano II quis expressar apreço pelo matrimônio naturais e para os elementos válidos presentes em outras religiões (cf. Nostra Aetate, 2) e em culturas, apesar das limitações e deficiências (cf. Redemptoris missio, 55). A presença das sementes do Verbo nas culturas (cf. Ad gentes, 11) poderia ser aplicada, em alguns aspectos, até mesmo para o matrimônio ea família de tantas culturas e pessoas de não-cristão. Portanto, há elementos válidos em algumas formas fora do casamento cristão -No entanto com base na relação estável e fiel de um homem e uma mulher - que, em qualquer caso, somos levados a ele. Com um olho para a sabedoria humana de povos e culturas, a Igreja também reconhece a família como célula básica da sociedade humana necessária e proveitosa. 

A verdade ea beleza da família e da compaixão para com as famílias feridas e frágil 

23 Com profunda alegria e consolo profundo, a Igreja olha para as famílias que permanecem fiéis aos ensinamentos do Evangelho, encorajando-os e agradecendo-lhes pelo testemunho que eles oferecem. Graças a eles, na verdade, é feita credível a beleza do matrimônio indissolúvel e fiel para sempre. Na família, "que se pode chamar a Igreja doméstica" (Lumen Gentium, 11), a primeira experiência madura da comunhão eclesial entre as pessoas, o que se reflecte, por graça, o mistério da Santíssima Trindade. "É aqui que se aprende a resistência ea alegria do trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso, sempre renovada, e sobretudo, o culto divino na oração e na oferta da própria vida" (Catecismo da Igreja Católica, 1657) . A Sagrada Família de Nazaré, é um modelo maravilhoso, cuja escola que "entender por que nós temos que manter uma disciplina espiritual, se seguirmos a doutrina do Evangelho e se tornar discípulos de Cristo" (Paulo VI, Discurso à Nazaré, 5 de janeiro de 1964). O Evangelho da família, também se alimenta de sementes que ainda estão à espera de amadurecer, e deve cuidar dessas árvores que estão secas e não precisa ser negligenciadas. 

24 A Igreja, como um professor mãe segura e carinhosa, embora reconheça que, para o batizado, há outra restrição que o casamento sacramental, e que qualquer violação do que é contra a vontade de Deus, também está consciente da fragilidade de muitas das suas crianças que estão lutando no caminho da fé. "Portanto, sem diminuir o valor do evangélico, deve acompanhar a misericórdia e paciência com as possíveis fases de crescimento das pessoas que estão sendo construídas a cada dia. [...] Um pequeno passo, em meio a grandes limitações humanas, pode ser mais agradável ao Deus da vida exteriormente qualquer correto que passa os dias sem enfrentar grandes dificuldades. Todos devem chegar a consolação e encorajamento do amor salvífico de Deus, que age misteriosamente em cada pessoa, além de suas falhas e suas quedas "(Gaudium Evangelii, 44). 

25 Para uma abordagem pastoral para pessoas que tenham contraído um casamento civil, que são divorciados novamente casados , ou que simplesmente vivem juntos, a responsabilidade da Igreja para revelar a eles a pedagogia divina da graça em suas vidas e ajudá-los a alcançar a plenitude do plano de Deus neles. Seguindo o olhar de Cristo, cuja luz ilumina todo o homem (cf. Jo 1,9; Gaudium et Spes, 22), a Igreja dirige com amor para aqueles que participam de sua vida, de modo incompleto, reconhecendo que a graça de Deus obras também em suas vidas, dando-lhes a coragem de fazer o bem, cuidar com amor uns pelos outros e estar a serviço da comunidade em que vivem e trabalham. 

26 A Igreja olha com apreensão a desconfiança de muitos jovens para o compromisso civil, sofre com a pressa com que muitos fiéis decidir pôr fim à obrigação assumida, instaurandone outro. Estes fiéis que pertencem à Igreja na necessidade de situações de separação adequadas misericordiosas e incentivando atenção pastoral. Os jovens devem ser encorajados a não hesitam batizado antes da riqueza que seus projetos de amor adquire o sacramento do matrimônio, o forte apoio que recebem a graça de Cristo e pela oportunidade de participar plenamente na vida da Igreja. 

27 Neste sentido, uma nova dimensão da pastoral familiar hoje é prestar atenção à realidade de casamentos civis entre homens e mulheres, em casamentos tradicionais e, devido as diferenças, mesmo a coabitação. Quando o sindicato chegaram a um notável estabilidade através de uma ligação pública, caracteriza-se por uma profunda afeição, de responsabilidade nos casos de filhos, desde a capacidade de passar nos testes, pode ser visto como uma oportunidade para acompanhar o desenvolvimento do sacramento do matrimônio. Muitas vezes, em vez convivência é estabelecido não em vista de um possível futuro casamento, mas sem qualquer intenção de estabelecer uma relação institucional. 

28 Em conformidade com o olhar misericordioso de Jesus, a Igreja deve acompanhar com atenção e cuidado de seus filhos são mais vulneráveis, feridos e marcada pelo amor perdido, restaurando a esperança ea confiança, como o farol de um porto ou uma tocha transportada em entre as pessoas para esclarecer os que perderam a sua rota ou estão no meio da tempestade. Consciente de que a maior misericórdia é dizer a verdade em amor, vamos além da compaixão. O amor misericordioso, uma vez que atrai e une, assim transforma e eleva. O convite para a conversão. Assim, da mesma maneira que entendemos a atitude do Senhor, que não se condena a mulher adúltera, mas pede a ela para não mais pecar (cf. Jo 8,1-11). 


PARTE III 

Comparação: perspectivas pastorais 

Anunciar o Evangelho da família, hoje, em vários contextos 

29 O diálogo focado em sinodal alguns casos, o pastorais mais urgentes a serem confiados à realização nas Igrejas locais em comunhão "cum Petro et sub Petro". A proclamação do Evangelho da família é uma necessidade urgente de uma nova evangelização. A Igreja é chamada a implementá-lo com a ternura da mãe e mestra de clareza (cf. Ef 4:15), na fidelidade à kenosis de Cristo misericordioso. A verdade é incorporada na fragilidade humana não para condenar, mas para salvá-lo (cf. Jo 3.16, 17). 

30 Evangelizar é responsabilidade de todo o povo de Deus, cada um de acordo com seu ministério e carisma. Sem o testemunho alegre de casais e famílias, igrejas nos lares, a proclamação, ainda que correta, é susceptível de ser mal interpretado ou submerso no mar de palavras que caracteriza a nossa sociedade (cf. NMI, 50). Os Padres sinodais sublinharam repetidamente que as famílias católicas em virtude da graça do sacramento do casamento em si são chamados a ser sujeitos ativos da pastoral familiar. 

31 O fator decisivo será a enfatizar o primado da graça, e, portanto, a possibilidade de que o Espírito dá o sacramento. É a experiência que a alegria é o evangelho da família que "enche o seu coração e de toda a sua vida", porque em Cristo somos "libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, isolamento" (Gaudium Evangelii 1). À luz da parábola do semeador (Mt 13,3), a nossa tarefa é a de cooperar no plantio o resto é obra de Deus. Também não devemos esquecer que a Igreja que prega sobre a família é um sinal de contradição. 

32 Para isso requer toda a Igreja uma conversão missionária: você não deve parar em um anúncio puramente teórico e desvinculado dos problemas reais do povo. Nunca se deve esquecer que a crise de fé levou a uma crise do matrimónio e da família, e, como resultado, muitas vezes é interrompida a transmissão da mesma fé dos pais para os filhos. Diante de uma fé forte para a imposição de algumas perspectivas culturais que enfraquecem a família eo casamento não tem efeito. 

33 A conversão é também a de idioma uma vez que ela é realmente significativa. O anúncio tem a experiência de que o Evangelho da família é a resposta aos anseios mais profundos da pessoa humana e da sua dignidade para a plena realização da reciprocidade, em comunhão e fecundidade. Não é apenas para apresentar a legislação, mas sim propor valores, respondendo à necessidade de lhes que se encontra hoje, mesmo nos países mais secularizados. 

34 A Palavra de Deus é a fonte da vida e da espiritualidade para a família. O ministério família inteira deve ser modelado dentro e treinar os membros da Igreja nacional através da leitura orante da Sagrada Escritura e da Igreja. A Palavra de Deus não é apenas uma boa notícia para a vida privada dos indivíduos, mas também um critério de juízo e uma luz para o discernimento dos vários desafios enfrentados por cônjuges e famílias. 

35 Ao mesmo tempo, muitos Padres sinodais insistiram em uma abordagem mais positiva para a riqueza das diferentes experiências religiosas, não escondendo as dificuldades. Nestas várias diversidade religiosa e cultural que caracteriza as nações deveriam primeiro apreciar as possibilidades positivas e avaliá-los à luz das limitações e deficiências. 

36 O casamento cristão é uma vocação que é acolhido com uma preparação adequada em uma jornada de fé, com um discernimento maduro, e não deve ser considerada apenas como uma tradição cultural ou exigência social ou legal. Por isso precisam ser conduzidos caminhos que acompanham a pessoa e da família, para que a divulgação dos conteúdos da fé para se unir a experiência de vida oferecida por toda a comunidade eclesial. 

37 Tem sido repetidamente atraída para a necessidade de uma renovação radical da prática pastoral à luz do evangelho da família, a superação da ótica individualista que ainda caracterizam. Para isso, ele tem muitas vezes insistiu na renovação da formação dos sacerdotes, diáconos, catequistas e outros agentes pastorais, através de uma maior participação das mesmas famílias. 

38 Ele também sublinhou a necessidade de os membros Evangelização relatando condicionado francamente cultural, social, político e econômico, como o espaço excessivo dado à lógica do mercado, evitando uma vida verdadeira família, resultando em discriminação, a pobreza, a exclusão e da violência. Para isso deve ser desenvolvido o diálogo ea cooperação com as estruturas sociais, e deve ser incentivado e apoiado os leigos que estão empenhados, como cristãos, no cultural e sócio-político. 

Conduzindo os envolvidos no processo de preparação para o casamento 

39 A realidade social complexa e os desafios que a família enfrenta hoje exigem um maior compromisso de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos para o casamento. É preciso lembrar a importância da virtude. Entre eles, a condição de castidade é valiosa para o crescimento genuíno amor interpessoal. Sobre esta necessidade, os Padres sinodais foram unânimes em salientar a necessidade de maior envolvimento de toda a comunidade com foco no testemunho das mesmas famílias, bem como uma base de preparação para o matrimónio no caminho da iniciação cristã, enfatizando a relação de casamento com o batismo e demais sacramentos. Ele também destacou a necessidade de programas específicos para a preparação para o casamento a ser genuína experiência de participação na vida eclesial, e aprofundar os vários aspectos da vida familiar. 

Acompanhe os primeiros anos da vida de casado 

Os primeiros 40 anos de casamento é um período vital e delicado durante o qual os casais crescer na consciência dos desafios e significado do casamento. Daí a necessidade de um acompanhamento pastoral para continuar após a celebração do sacramento (cf. Familiaris Consortio, Parte III). É de grande importância neste presença pastoral de casais com experiência. A paróquia é considerado como o lugar onde os casais experientes podem ser disponibilizados para os mais jovens, com a possível concorrência de associações, movimentos eclesiais e novas comunidades. Deve encorajar o casal a uma atitude fundamental de acolher o grande presente das crianças. Por favor, note a importância da espiritualidade da família, a oração ea participação na Eucaristia dominical, incentivando os casais a se reunir regularmente para promover o crescimento da vida espiritual e de solidariedade em demandas concretas da vida. Liturgias, devoções e celebrações eucarísticas para as famílias, especialmente no aniversário de casamento, foram citados como vital para promover a evangelização através da família. 

O cuidado pastoral das pessoas que vivem no casamento civil ou coabitação 

41 Enquanto ele continua a anunciar e promover o matrimónio cristão, o Sínodo também incentiva o discernimento pastoral das situações de muitos que já não vivem essa realidade. É importante entrar em diálogo com essas pessoas pastorais a fim de destacar os elementos de suas vidas que podem levar a uma maior abertura ao Evangelho de casamento em sua plenitude. Os pastores precisam identificar os elementos que podem promover a evangelização eo crescimento humano e espiritual. A nova consciência da pastoral hoje é compreender os elementos positivos presentes em casamentos civis e, em devido as diferenças de famílias institucionais. É necessário que a proposta da Igreja, enquanto afirmando claramente a mensagem cristã, vamos também indicam elementos estruturais nessas situações que não correspondem ou até mesmo não mais do que isso. 

42 Também foi observado que, em muitos países, um "número crescente de casais que vivem juntos, experimentalmente, nenhum casamento, nem cânone nem civis" (Working Paper, 81). Em alguns países, isso é especialmente o caso no casamento tradicional, acordado entre as famílias e muitas vezes celebrada em várias etapas. Em outros países, por outro lado, é crescente o número de pessoas que já viviam juntos há muito tempo chamando para a celebração do casamento na igreja. A mera coabitação é muitas vezes escolhido por causa da mentalidade geral é contrária às instituições e compromissos firmes, mas também para a expectativa de segurança existencial (trabalho e salário fixo). Em outros países, por fim, as uniões de fato são muito numerosas, não só para a rejeição dos valores da família e do casamento, mas também para o fato de que o casamento é visto como um luxo, e as condições sociais, de modo que a pobreza material empurrando para viver uniões de fato. 

43 Todas estas situações devem ser abordadas de uma forma construtiva, tentando transformá-los em oportunidades de se mover em direção à plenitude do matrimônio e da família, à luz do Evangelho. Isso é para refletir e acompanhá-los com paciência e mansidão. Para este efeito, é importante testemunhar atraentes autênticas famílias cristãs como agentes de evangelização da família. 

Cuidar de famílias feridas (separados, divorciados e não voltou a casar, divorciados novamente casados , famílias monoparentais) 

44 Quando a noiva eo noivo estão enfrentando problemas em seus relacionamentos, deve ser capaz de contar com a ajuda e orientação da Igreja. O ministério da caridade e da misericórdia tendem à recuperação de pessoas e relacionamentos. A experiência mostra que, com a ajuda adequada e com a ação da graça de reconciliação uma grande porcentagem de crises conjugais são superados de forma satisfatória. Saber perdoar e ser perdoado é uma experiência fundamental na vida familiar. O perdão entre os cônjuges lhe permite experimentar um amor que é para sempre e nunca sai (cf. 1 Cor 13,8). Às vezes é difícil, no entanto, para aqueles que receberam o perdão de Deus tem a força para oferecer o perdão genuíno para regenerar a pessoa. 

45 No Sínodo ressoou uma clara necessidade de opções pastorais corajosos. Fortemente confirmando a fidelidade ao Evangelho da família e reconhecendo que a separação eo divórcio são sempre uma lesão que causa profundo sofrimento aos cônjuges e filhos que vivem lá, os padres sinodais têm alertado para a urgência de novos programas pastorais, que começam a partir da efetiva realidade da fragilidade da família, sabendo que eles estão muitas vezes mais "sofreu" com o sofrimento que escolha livremente. Essas situações são diferentes fatores, tanto os fatores pessoais e culturais e sócio-econômicos. Precisamos de um olhar diferenciado como St. John Paul II sugeriu (cf. Familiaris consortio, 84). 

46 Cada família deve primeiro ser ouvido com respeito e amo fazer companheiros de jornada como o Cristo com os discípulos no caminho de Emaús. Aplicar de forma especial para estas situações as palavras do Papa Francisco: "A Igreja começará seus membros - sacerdotes, religiosos e leigos - a esta" arte de acompanhamento ", porque todo mundo sempre aprender a tirar os sapatos na frente da terra sagrada de 'outro (cf. Ex 3,5). Temos que dar forma ao nosso ritmo saudável de proximidade, com um olhar de respeito e compaixão, mas ao mesmo tempo saudável, livre e incentivá-los a amadurecer na vida cristã "(Gaudium Evangelii, 169). 

47 A discernimento particular é essencial para acompanhar pastoralmente separados, divorciados, abandonado. Ele deve ser bem-vinda e apreciada especialmente o sofrimento daqueles que sofreram injustamente separação, divórcio ou abandono, ou foram forçados por maus-tratos do cônjuge para quebrar a coabitação. Perdão para a injustiça não é fácil, mas é uma viagem que a graça torna possível. Daí a necessidade de um ministério de reconciliação e mediação também através de centros de aconselhamento especializado a ser estabelecido na diocese. Da mesma forma, deve ser sempre enfatizou que é essencial ter em um conseqüências justas e construtivas de separação ou divórcio sobre as crianças, em qualquer caso, as vítimas inocentes da situação. Eles não podem ser um "objeto" de lutar e ir buscar as melhores maneiras para eles para superar o trauma da separação da família e crescer de uma forma serena possível. Em qualquer caso, a Igreja deve sempre enfatizar a injustiça que vem, muitas vezes, a partir da situação de divórcio. Deve ser dada especial atenção ao acompanhamento das famílias monoparentais, de um modo particular de ser mulheres ajudaram a que têm de carregar sozinho a responsabilidade da casa e criar os filhos. 

48 Um grande número de padres sublinharam a necessidade de torná-lo mais acessível e ágil, possivelmente, totalmente livre, os procedimentos para o reconhecimento dos casos de nulidade. Entre as propostas foram indicados: a superação da necessidade de duas decisões em conformidade; a possibilidade de determinar um administrativamente sob a responsabilidade do Bispo diocesano; um julgamento sumário a ser realizado em casos de nulidade notório. Alguns pais, no entanto, se opõem a essas propostas porque não iria fornecer uma avaliação fiável. Deve-se ressaltar que, em todos esses casos é o apuramento da verdade sobre a validade do vínculo. De acordo com outras propostas, deve ser dada a oportunidade de dar importância ao papel da fé daqueles para se casar com a validade do sacramento do matrimônio entre batizados ao considerar que todos os casamentos são sacramento válido. 

Aproximadamente 49 do Matrimonial racionalização do procedimento, exigido por muitos, além da preparação dos agentes suficientes, clericais e leigos com prioridade dedicação, demandas para enfatizar a responsabilidade do bispo diocesano, que em sua diocese poderia contratar consultores que devidamente preparados livre irá aconselhar as partes sobre a validade de seu casamento. Esta função pode ser realizada por uma pessoa qualificada ou escritório (cf. Dignitas Connubii, 113 art., 1). 

50 anos divorciado, mas não voltou a casar, que são muitas vezes testemunhas de fidelidade conjugal, devem ser encorajados a encontrar na Eucaristia o alimento que os sustenta em seu estado. A comunidade local e os pastores devem acompanhar essas pessoas com cuidado, especialmente quando há crianças ou grave a sua situação de pobreza. 

51. situações de divorciados novamente casados exigem um cuidadoso discernimento e acompanhamento de grande respeito, evitando qualquer linguagem e atitude que faz com que se sintam discriminados e promover a sua participação na vida da comunidade. Cuidar deles não é para a comunidade cristã a um enfraquecimento da sua fé e seu testemunho sobre a indissolubilidade do matrimônio, mas sim se expressa neste seu cuidado caridade. 

52 Já considerou a possibilidade de que os divorciados novamente casados têm acesso aos sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Um certo número de padres sinodais insistiram em favor das actuais regras em vigor da relação fundamental entre a participação na Eucaristia e da comunhão com a Igreja e seus ensinamentos sobre o casamento indissolúvel. Outros não foram generalizados para saudar a mesa eucarística, em algumas situações especiais e em condições rigorosas, especialmente quando se trata de casos irreversíveis e relacionados a obrigações morais para com os filhos que sofrem sofrimentos injustos. Qualquer acesso aos sacramentos deve ser precedida de um penitencial sob a responsabilidade do bispo diocesano. É ainda a questão em profundidade, tendo em conta a distinção entre a situação objetiva de pecado e circunstâncias atenuantes, uma vez que "a imputabilidade ou responsabilidade de uma ação pode ser diminuída ou até mesmo anulados" por "fatores psicológicos ou sociais" vários (Catecismo da Igreja Católica, 1735). 

53 Alguns argumentaram que os pais divorciados e novamente casados ou em coabitação pode recorrer à comunhão espiritual frutífera. Outros pais se perguntam por que, então, não pode ter acesso aos sacramentos. Em seguida, ele pediu um aprofundamento do tema pode trazer para fora as peculiaridades das duas formas e sua conexão com a teologia do casamento. 

54 As questões relacionadas com os casamentos mistos são frequentemente devolvidos nas intervenções dos padres sinodais. A diversidade de disciplina matrimonial das Igrejas Ortodoxas em alguns contextos, apresenta problemas em que você precisa pensar no campo ecumênico. Da mesma forma para os casamentos inter-religiosos será um importante contributo para o diálogo com outras religiões. 

O cuidado pastoral das pessoas com orientação homossexual 

Cerca de 55 famílias vivem a experiência de ter seu povo internos com orientação homossexual. Neste sentido, temos questionado sobre a pastoral que é apropriado para lidar com esta situação, referindo-se ao que a Igreja ensina: "Não há fundamento algum para assimilar ou estabelecer, mesmo que remotamente análoga, incluindo as uniões homossexuais eo plano de Deus para o casamento e a família. "No entanto, homens e mulheres com tendências homossexuais devem ser acolhidas com respeito e delicadeza. "Em relação a eles devem ser evitados a cada sinal de discriminação injusta" (Congregação para a Doutrina da Fé, Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais, 4). 

56 É totalmente inaceitável que os Pastores da Igreja sofrem as pressões sobre esta matéria e que os organismos internacionais para condicionar a ajuda financeira aos países pobres, a introdução de leis que estabelecem o "casamento" entre pessoas do mesmo sexo. 

A transmissão da vida eo desafio de nascimentos 

57 Não é difícil ver a disseminação de uma mentalidade que reduz a geração de vida de uma variável de indivíduo planejamento ou casal. Os fatores econômicos exercem uma carga de contribuição, por vezes, decisivo para a queda acentuada da taxa de natalidade, o que enfraquece o tecido social, compromete o relacionamento entre as gerações e faz com que pareça mais incerto sobre o futuro. A abertura à vida é uma exigência intrínseca do amor conjugal. A esta luz, a Igreja apoia as famílias que acolhem, educam e carinhosamente cercam seus filhos com deficiência. 

58 Mesmo neste contexto, deve-se começar por ouvir as pessoas e dar a razão para a beleza ea verdade da abertura incondicional à vida como o amor humano precisa ser vivida em plenitude. É nesta base que podemos ficar ensino adequado sobre os métodos naturais para a procriação responsável. Ela ajuda a viver em comunhão harmoniosa e consciente entre os cônjuges, em todas as suas dimensões, junto com o gerador da responsabilidade. Deve ser re-descobriu a mensagem da encíclica Humanae Vitae do Papa Paulo VI, que salienta a necessidade de respeitar a dignidade da pessoa, na avaliação moral dos métodos de regulação da natalidade. A adoção de crianças órfãs e abandonadas, aceita como seus próprios filhos, é uma forma específica de apostolado familiar (cf. Apostolicam Actuositatem, III, 11), repetidamente invocado e incentivado pelo Magistério (cf. Familiaris Consortio, III, II; Evangelium Vitae, IV, 93). A escolha da adoção assistência social e expressa uma experiência fertilidade conjugal particular, não apenas quando ele é marcado pela infertilidade. Esta escolha é um sinal eloquente da família, uma oportunidade de testemunhar a sua fé e para restaurar a dignidade ramo que tem sido privado. 

59. ajudar você a viver as emoções, mesmo no vínculo conjugal como um caminho de maturação, em uma aceitação cada vez mais profunda dos outros e em uma doação cada vez mais completa. Ressalte-se, neste contexto, a necessidade de oferecer percursos de formação que alimentam a vida conjugal ea importância dos leigos que proporciona um acompanhamento feito de uma testemunha viva. É uma grande ajuda um exemplo de um verdadeiro e profundo amor feito de ternura, respeito, capaz de crescer ao longo do tempo e em sua abertura concreta para a geração da vida é a experiência de um mistério que nos transcende. 

O desafio da educação e do papel da família na evangelização 

60 Um dos principais desafios para as famílias onde estão hoje é, definitivamente, que a educação, tornaram realidade cultural mais desafiador e complexo do presente e da grande influência da mídia. Devem ser tidas em conta as necessidades e expectativas das famílias para a vida diária, locais de crescimento, transmissão prático e essencial das virtudes que dão forma à existência. Isso indica que os pais podem escolher livremente o tipo de educação a dar aos filhos de acordo com suas crenças. 

61 A Igreja desempenha um papel importante no apoio às famílias, começando com a iniciação cristã, através de comunidades acolhedoras. Pergunta-se hoje mais do que ontem, em situações complexas, como nos mais comuns, para apoiar os pais em seus esforços educacionais, acompanhando crianças e jovens em suas trajetórias de crescimento através personalizado capaz de introduzir o sentido pleno da vida e provocar escolhas e responsabilidades, vivida à luz do Evangelho. Maria, em sua ternura, a misericórdia, a sensibilidade materna pode alimentar a fome da humanidade e da vida, que é invocado pelas famílias e pelo povo cristão. O cuidado pastoral e uma devoção mariana é um ponto de partida deve ser o de proclamar o Evangelho da família. 


conclusão 


62 As idéias propostas, o resultado do trabalho do sínodo realizado em grande liberdade e uma forma de ouvir uns aos outros, a intenção de fazer perguntas e dar perspectiva a ser adquirida e especificado pelo reflexo das igrejas locais no ano que nos separa da Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, previstas para Outubro de 2015, dedicado à vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo. Estas não são decisões ou perspectivas fáceis. No entanto, a forma como colégio dos bispos ea participação de todo o povo de Deus, sob a ação do Espírito Santo, olhando para o modelo da Sagrada Família, nos levará a encontrar caminhos da verdade e misericórdia para todos. É a esperança de que, desde o início do nosso trabalho Papa Francesco dirigida a nós, convidando-nos a coragem da fé e da aceitação humilde e honesta da verdade na caridade.